Bem Vindo!!!

Biocombustíveis e suas utilidades.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Históricamente falando de biocombustíveis... (contexto)


Análise sobre o período que surgiram os biocombustíveis, período atual e futuro.

Tudo vem de uma retrospectiva histórica, analítica, no desenvolvimento energético mundial, onde elas estão inseridas. Os combustíveis fósseis (carvão mineral, gás natural e petróleo), foram a base de energia do mundo pós-revolução industrial (séc. 19), até os dias de hoje.mas, a localização geográfica de suas reservas e a sua condição de não-renovável tem provocado muitos danos no efeito estufa decorrentes de sua utilização, hoje, formam um conjunto de fatores que pode ser visto como desvantagem na utilização dos combustíveis fósseis a meta é cada vez mais diminuir a emissão desses gases poluentes q agravam o efeito estufa. Cada vez mais em questões econômicas e sociais, torna ainda maior a necessidade do desenvolvimento e uso de combustíveis alternativos.
Nesse caso,o Brasil tem sido o pais que mais tem alternativas de substituir os combustíveis derivados de petróleo com fontes renováveis.
O uso, por exemplo, da biomassa já é uma realidade em nosso país desde as décadas de 70 e 80 onde, com a crise de abastecimento de petróleo, foram criados os programa Pró-álcool e o Pró-óleo , este segundo foi abandonado, mesmo antes de ser implementado, devido a normalização do mercado de abastecimento internacional do petróleo.
Brasil possui potencial para dominar os três ramos do mercado de biomassa: produtos florestais; combustíveis líquidos (biodiesel, etanol e metanol); e energia elétrica (queima de resíduos e dejetos). Entre as culturas beneficiadas estão as de alto teor de carboidratos (cana-de-açúcar, milho, mandioca), as oleaginosas (soja, girassol, colza, palmáceas) e as essências florestais (eucalipto, pinus)".
O Brasil é o maior ´produtor de óleo vegetal do mundo. Rudolf Diesel inventou uma maquina q explodiu e quase lhe levava a morte.mas,conseguiu provar que podia fazer combustíveis com óleos de plantas.
Na realidade, o motor Diesel nasceu e foi concebido para combustíveis mais baratos que aqueles que eram usados até então, dentre os quais os óleos vegetais. Hoje em dia tem causado uma preocupação devido ao fato que a fonte de petróleo esta terminando e precisamos de mais fontes de combustível.
Nos anos 60, o Conde Francisco de Matarazzo buscava produzir óleo através dos grãos de café. A reação entre o álcool e o óleo de café resultou na liberação de glicerina, redundando em éster etílico que nada mais é do que hoje é conhecido por biodiesel, usado para a movimentação de motores a Diesel. Tornando-se, portanto, o pioneiro do uso de biocombustível no Brasil. A década de 80 chega com uma nova realidade na economia mundial, o preço do petróleo cai a patamares bem mais realistas, deixando de criar pressão para economizar energia.





A atual crise do petróleo não é resultado das tensões geradas por alguns países árabes em conflito com potências ocidentais, mas um problema de aumento da demanda e falta de estoques. O crescimento acelerado no mundo principalmente nos EUA e na China, gerou um forte aumento do consumo de derivados de petróleo. Este aumento, fazem com que o investimento na pesquisa, produção e divulgação do biodiesel venham se espalhando por todo o país através de feiras, encontros, palestras, seminários e outros meios.


No futuro: Políticas mundiais com relação ao biodiesel: isenção de impostos na Europa e EUA;incentivos da NASA e das Forças Armadas Americanas que consideram oficialmente o biodiesel, um combustível de excelência para qualquer motor do ciclo diesel;entendimento da revolução no campo, na indústria, no ambiente, na formação de renda, no nível de emprego, na oferta de alimentos e outros derivados de oleaginosas após a extração do óleo, no impacto no preço internacional, entre outros aspectos.

0 comentários:

Postar um comentário

Óleo Vegetal Usado como Biocombustível

Biodiesel - Como é feito.


.